segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Machismo e Feminismo

Olá Olá!

Acho que, pelo que tenho presenciado, que várias pessoas acham que tanto o machismo como o feminismo defendem a mesma teoria, mudando apenas o sexo que se considera superior.

Eu já achei isso, assumo, mas esclareci-me e sei que as teses são bem diferentes.


Sendo assim, esclareçamos alguns conceitos importantes:

Machismoconjunto de atitudes e ideias que coloca o sexo masculino num patamar elevado na sociedade, subjugando o sexo feminino e não admitindo a igualdade de direitos para o homem e a mulher;

Feminismo -   é um movimento socialfilosófico e político que advoga pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.

Femismo - Inverso de machismo, ou seja, ideia de que a mulher superior ao homem. 

É graças ao feminismo e a quem lutou por ele que hoje em dia, eu, como mulher posso ter uma profissão que antigamente e ainda um pouco hoje, era vista como de homens, Engenheira Civil. É graças a esta luta que posso usar uma minissaia, que tenho livre arbítrio sobre o que fazer da minha vida sem me subjugar ao que decidem para mim, simplesmente por ser mulher.





Algumas feministas levaram a coisa ao extremo e aí chegaram ao femismo, o que também não concordo pois devemos ser a mudança que queremos ver e se não respeitamos nunca seremos respeitados.


Cynthia Semíramis apresenta no seu blog um teste, que em seguida transcrevo para avaliar se uma pessoa é feminista:

"1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?

3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não
 pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?

4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais? ?

6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?

7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?

8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?

9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?

10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?
Todos os itens acima referem-se a direitos que historicamente foram negados às mulheres (e alguns ainda o são). Cada resposta sim significa assumir um ponto de vista feminista."

Parece que sou feminista.

Bjocas, 
Floripa Alentejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões