sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cante Alentejano é Património Mundial da UNESCO.


Olá Olá!

É com orgulho que vejo e partilho esta notícia:

O Cante Alentejano já é Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta decisão foi tomada ontem, dia 27 de Novembro de 2014, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).


O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho,  partilha o “sentimento de orgulho pelo reconhecimento do cante alentejano” a património cultural. E refere que a distinção é o “esperado e merecido tributo” a uma das referências culturais que “melhor reflete a identidade e a história de uma comunidade e de uma região”, assim como uma “forma de expressão musical única” que se pretende continuar a “valorizar e divulgar”, agora com o estatuto reforçado de “legado mundial”.
O Presidência da República Portuguesa, Cavaco Silva salienta que a cultura portuguesa é “colocada em destaque no panorama internacional”, adiantando que se homenageia uma “arte que nasceu de uma tradição vernacular e rural, um canto do povo, que é tão belo como as planícies do Alentejo onde nasceu”. Para Cavaco Silva, é “essencial preservar esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações”, sublinhando que o cante é” a marca e um sinal de um povo”, assim como “a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade”.
Três anos antes, a 27 de novembro de 2011, Portugal celebrou a eleição do fado como Património Imaterial da Humanidade. No ano passado, foi a vez de a dieta mediterrânica entrar para a prestigiada lista, graças à candidatura conjunta submetida por Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos.
Eu, como já disse, estou muito orgulhosa :)
Parabéns Alentejo, parabéns Portugal.
Mais uma vez é reconhecido o valor das tradições que existem no nosso "jardim à beira-mar plantado"
Bjocas,
Floripa Alentejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões