sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SKYPE - O melhor amigo do emigrante



Olá Olá!

Quando decidi sair do país falei com várias pessoas que já tinham tomado essa decisão e viviam com ela. Foram vários os que me disseram que tinha que criar conta no Skype para poder ligar para casa.

Todas as pessoas que já usavam eram unânimes em dizer, "O Skype passou a ser o meu melhor amigo". Achei que seria útil, claro, mas achei que também não seria razão para tanto, que talvez o pessoal já estivesse a exagerar um bocadinho.




Cheguei ao Brasil, avisei que havia chegado bem, mas pelo telemóvel por mensagem escrita. Fazer uma chamada, do meu telemóvel, do Brasil para Portugal custa 2,60 euros por minuto e as mensagens escritas custam 0,60 euros. Convenhamos que é um roubo. 

Quando não tenho acesso à internet acabo por enviar um sms, só para dizer que está tudo bem, mas ligar?....... impensável, só em casos muito urgentes. Por exemplo, uns míseros 10 minutos ficaria em 26 euros :S 

Roubo, é só a palavra que me ocorre.

E aí brilha o Skype. Basta ter acesso à internet, ter computador e a ligação é gratuita e para além de ouvir temos vídeo.

No outro dia ouvi uma reportagem, onde um senhor, já com uma certa idade, dizia que falava todos os dias com a filha emigrada na Suiça e como a via, quase que nem sentia a sua falta. 

Estou bem longe disso, mas ajuda tanto, mas tanto podermos falar e ver as expressões de quem está a falar connosco. É tão bom revermos aqueles de quem gostamos e sentir-nos um pouco mais próximos por aqueles instantes.

Quando estamos em baixo, uma vídeo-chamada é tudo o que queremos, falar com quem nos ouve, ouvir quem está ali para nos dizer a verdade, a realidade e dar força, porque muitas vezes é isso que precisamos.

Com o Skype já pude estar "presente" em festas de aniversário, cantei os parabéns, vi soprar as velas e emocionei-me.

Pelo Skype já me cantaram os parabéns, já me felicitaram pelo aniversário passado a 10 000 km de distância.

Os mais pequenos vão aparecendo e é visível entre conversas o seu crescimento.

E como são engraçadas as conversas quando a família está reunida. O computador tem que ir girando de pessoa em pessoa, qual mesa do restaurante chinês, tenho que falar com todos, mas depois há sempre alguém a responder de onde não vejo, atropelam-se a falar e brigam  uns com os outros porque assim eu não percebo. 

E a minha avó, adoro adoro quando ela encosta, de tal forma a cara ao monitor que nem sequer consigo ver nada e diz:

- "Olá filha" 

Ahhhhh é a confusão, mas é tão bom, tão bom, tão bom sentir um pouco do alvoroço normal das reuniões familiares.

Enfim, para o bem ou para o mal é a forma de recorrer a auxilio e conversar com quem ficou.

Se não fosse o Skype, talvez já tivesse desistido, para mim é fundamental, como deve ser para quase todos os emigrantes.

Agora percebo, o Skype também já é o meu melhor amigo.




Bjocas,

Floripa Alentejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, ideias, sugestões